loader
Coluna Rojoel Amaral - Edição 1353

Coluna Rojoel Amaral - Edição 1353

É de Tramandaí o pré-candidato ao governo do Estado pelo MDB

Na manhã de domingo (27) foi escolhido pelo MDB o pré-candidato ao governo do Estado - dos 59 votos do diretório estadual, Gabriel Souza recebeu 57 votos. Gabriel é natural de Tramandaí e iniciou sua vida política na cidade natal. Os militantes do MDB de Tramandaí e Imbé estiveram em peso na escolha do pré-candidato, em Porto Alegre. Na oportunidade, Gabriel disse que começou em Tramandaí a sua trajetória política aos 15 anos, e que agora 23 anos depois, é o nome do seu partido para as eleições do governo do Estado, afirmando estar preparado para assumir o cargo, caso seja eleito.

 

Eduardo Leite fica no PSDB e renuncia ao governo do Estado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) anunciou na segunda-feira (28) que vai deixar o cargo. Quem assume é o seu vice, Ranolfo Vieira Júnior.  A renúncia deve acontecer até o próximo sábado (2 de abril) para que Leite possa concorrer a outro cargo nas eleições de outubro. Ele também confirmou que vai permanecer no PSDB, depois de seu nome ter sido ventilado no PSD, de Gilberto Kassab. Se Leite ficou no PSDB é porque ele teve um aceno dos caciques do partido que teria chance de concorrer à presidência da República, pelo partido. Na quinta-feira (31), já houve comentários que o governador de São Paulo João Doria (PSDB) estava desistindo da candidatura ao cargo de presidente do Brasil.

 

7ª Edição da Páscoa & Mar

Precisamos urgente de mais eventos na cidade de Tramandaí, para podermos fomentar o turismo local. Possuímos hoje grandes eventos que são: Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar, Mar & Motos, Jogos de Integração dos Idosos, Réveillon, Iemanjá, os shows de verão, mas precisamos de mais eventos durante a baixa temporada. A Páscoa & Mar é um evento que tem um potencial para se desenvolver e crescer em nível Estadual e até mesmo Nacional. Esta edição está sendo mais elaborada, com uma programação maior, e a partir disto teremos que fazer deste evento de comemoração da Páscoa, um dos melhores do Estado. A comunidade tem que estar junto e prestigiar este evento que é de todos, e que precisa de todos para que dê certo.

 

Escolha da Garota da Praia do RS

Será no dia 16 de abril dentro da programação da 7ª Páscoa & Mar a escolha da Garota da Praia do Rio Grande do Sul. Este concurso é uma promoção da Secretaria de Turismo e Desporto de Tramandaí, com a coordenação de Marcelo Soes. Um concurso muito próximo dos moldes do Garota Verão, inclusive com algumas pessoas que trabalhavam no Garota Verão. Certamente é mais uma realização  que veio pra ficar no calendário de eventos de Tramandaí.

 

Maus tratos aos animas

Continuam em muitas cidades da nossa região os maus tratos aos animais, principalmente aos cavalos que são usados pra puxar carroças com pesos excessivos, que dificultam que os cavalos consigam se locomover. Nesta semana observei vários vídeos de cavalos sendo mau tratados por seus proprietários, um chegando até a desmaiar e ficar no meio da rua. Sabemos que muitos proprietários de cavalos cuidam dos mesmos, mas outros não têm a mesma atitude, e por este motivo teríamos que ter uma fiscalização mais efetiva para diminuir este problema. 

 

Modernização da iluminação pública em Tramandaí

Finalmente a cidade de Tramandaí terá uma revitalização na iluminação pública. Na quarta-feira (30), o prefeito Luis Carlos Gauto assinou o contrato com a CEEE - Grupo Equatorial Energia para a modernização da iluminação pública da cidade. O investimento será de R$ 1.470.876,00 na revitalização de estruturas e troca de lâmpadas. Tramandaí foi uma das 10 cidades contempladas pelo governo do Estado em um concurso que visava melhorias na iluminação pública. O material utilizado em LED será mais resistente, econômico e trará maior luminosidade nas vias públicas.

 

 JOGO RÁPIDO

Nestes últimos dias de janela para a troca de partidos políticos, algumas mudanças foram surpresa e outras já estavam desenhadas. Mas o tumulto foi grande!

 

Muitas administrações municipais liberaram o uso de máscaras em lugares fechados. No meu ponto de vista já estava mais do que na hora, mas se você for a um lugar que tenha muitas pessoas leve a máscara junto e se possível use, pois sempre é bom se prevenir.

 

E a frente fria parece ter chegado ao Rio Grande do Sul, pois há poucos dias tínhamos dias de forte calor chegando até 39º, e agora chegamos aos 16º. Este fator não é bom para a saúde, principalmente para as pessoas que possuem problema respiratório.

 

Os preços dos alimentos não param de aumentar, e certamente este fator tem deixado muitos chefes de família com os cabelos em pé, pois estao tendo se desdobrando para colocar o alimento em suas mesas. Não vejo muito trabalho por parte do governo federal para ajudar a baixar o preço dos alimentos. Vejo muito é a politicagem sendo feita com dinheiro dado, mas trabalho para reduzir os preços não vejo. Deve ser porque dinheiro dado depois pode se tornar em voto.

 

A parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, no país atingiu 77,5% em março deste ano. Essa é a maior proporção de endividados desde o início da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em 2010, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em fevereiro o percentual era de 76,6%. Já em março do ano passado, a taxa era de 67,3%, de acordo com a Peic.

 

Já as famílias que não terão condição de pagar suas dívidas e contas em atraso somam 10,8%, acima dos percentuais de fevereiro deste ano e de março do ano passado (ambos 10,5%). O cartão de crédito responde por 87% dos motivos de endividamento no país, seguido pelos carnês (18,7%), financiamento de carro (11,2%), crédito pessoal (9,4%) e financiamento de casa (8,6%).