loader
8º BPM COMPLETA 52 ANOS DE HISTÓRIA

8º BPM COMPLETA 52 ANOS DE HISTÓRIA

Os 52 anos do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), em Osório, foram comemorados nesta sexta-feira (13/5), data de sua criação por decreto estadual em 1970. A solenidade ocorreu no Salão de Festas da área do quartel e incluiu a entrega da Comenda do 8º BPM a policiais militares da ativa e da reserva.
O comandante regional de Polícia Ostensiva do Litoral, tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, destacou a importância do 8º BPM para o desenvolvimento econômico e social de Osório e região, e parabenizou todos que solidificaram a história do Batalhão. O comandante do CRPO Litoral também agradeceu a Comenda recebida na cerimônia, como ex-comandante do 8º BPM, cargo que ocupou por quase um ano. Ele finalizou a homenagem aos 52 anos do Batalhão mencionando um fragmento da Canção da Brigada Militar: “Heroísmo, bravura e ousadia pra vitória final merecer”.
Por sua vez, o comandante do 8º BPM, major Fábio Hax Duro, falou de sua satisfação em comandar a Unidade e destacou as cinco principais diretrizes que conduzem a sua gestão: otimização da ostensividade do policiamento; desenvolvimento dos recursos humanos, promovendo qualidade de vida aos PMs; enfrentamento à criminalidade violenta, com incremento, por exemplo, da equipe de Força Tática; imagem institucional; e logística e patrimônio.
O prefeito de Osório, Roger Caputi, relembrou seu tempo de juventude, quando jogava futebol no campo do 8º BPM, para demonstrar a integração que o Batalhão sempre teve com a comunidade local. Ele ainda renovou a disposição da parceria entre o Poder Executivo e a Brigada Militar.
Também ocorreu o descerramento da fotografia do tenente-coronel Humberto na Galeria de Comandantes do 8º BPM, cargo que ocupou entre maio de 2021 a março de 2022.
Além dos agraciados com a Comenda, diversas autoridades militares e civis, e ex-comandantes do Batalhão prestigiaram a solenidade. A Banda de Música da Ajudância-Geral da BM esteve presente.
AGRACIADOS COM A COMENDA DO 8º BPM:
- Coronel RR Valdeci Antunes dos Santos, Tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, 1º Tenente Gilmar Cristiano de Freitas de Oliveira, 1º Tenente PME Renato Cravo Ramos, e os Soldados Rodrigo Slobodianiuk, Adenilson Paredes Otaran, Rodrigo Moraes Santos, Pricila dos Santos Grassmann, Fabricio Vivian Nogueira e Tiago Micael Faleiro.