loader
Comitiva gaúcha participa de encontro sobre transição energética e visita parque eólico na Holanda

Comitiva gaúcha participa de encontro sobre transição energética e visita parque eólico na Holanda

Um encontro sobre transição energética realizado nesta quinta-feira (2/6), no centro de conferências The Hague, em Haia, marcou o segundo dia da missão gaúcha na Holanda. A reunião teve a presença do diretor-geral do Departamento de Relações Econômicas Externas do governo da Holanda, Peter Portman, e foi organizada em parceria com o escritório de apoio aos negócios da Holanda no Brasil (NBSO Brazil), com sede em Porto Alegre.
Representantes de organizações responsáveis por negócios e projetos relacionados ao tema apresentaram uma série de iniciativas em andamento no país europeu, que é considerado uma referência em desenvolvimento sustentável.
No encontro, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, demonstrou as potencialidades do Rio Grande do Sul, com foco na utilização de recursos naturais para a produção de energia eólica e de hidrogênio verde, visto como uma das principais alternativas para a descarbonização da economia. Nesse sentido, o Porto do Rio Grande e a Lagoa dos Patos seriam alternativas viáveis para novos empreendimentos.
"Entendemos que o Rio Grande do Sul tem muito a avançar. No quesito hidrogênio verde, estamos trabalhando para desenvolver um mercado local, mas também precisaremos atingir um mercado externo. E o projeto da Holanda prevê, sim, a importação de hidrogênio verde produzido em outros países. Hoje foi uma grande oportunidade de estreitar esses laços com os holandeses e mostrar que estamos de portas abertas”, ressaltou Artur Lemos.
A comitiva também esteve o Windpark Krammer, um parque eólico criado pela comunidade local em 1987. São mais de 5 mil cooperados, que desenvolveram uma parceria com o governo holandês e a iniciativa privada. Localizado em Bruinisse, o parque possui 15 complexos de geração de energia eólica e dois de energia solar.
Por fim, o grupo foi recepcionado pelo embaixador do Brasil na Holanda, Paulo Roberto Caminha de Castilhos Franças, que nasceu em Porto Alegre. O tema do encontro foram os diálogos abertos na missão para intensificar as parcerias entre o Estado e o país Europeu.