loader
Declaração do imposto de renda pode ajudar causas sociais da sua cidade

Declaração do imposto de renda pode ajudar causas sociais da sua cidade

Na próxima terça-feira (31/05) se encerra o prazo para declarar o imposto de renda 2022 e se você tiver impostos a pagar pode destinar parte do valor para causas sociais

 

Na próxima terça-feira (31/05) termina o prazo para fazer a declaração do imposto de renda 2022 e, através da declaração é possível ajudar importantes programas sociais desenvolvidos nos municípios gaúchos. Isto é possível através do Programa Destinar da Receita Federal, porque na hora de declarar se o contribuinte tiver imposto a pagar, pode destinar este valor para causas sociais da cidade onde reside. Com este dinheiro, muitos programas de assistência social conseguem manter os serviços prestados com estes incentivos.

Este programa permite que os contribuintes destinem até seis por cento (6%) do imposto de renda para as ações sociais por meio de fundos municipais da criança e do adolescente e do idoso. Esta é uma excelente oportunidade para ser solidário e decidir onde aplicar parte do dinheiro pago em impostos e ainda, ajudar a causas nobres como, por exemplo, o trabalho que é desenvolvido pelas APAES – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Infelizmente, no ano passado foi destinado apenas 10% do valor que poderia ter sido repassado para programas sociais dos municípios gaúchos que receberam somente R$ 44 milhões dos R$ 533 milhões possíveis.

COMO DESTINAR ESTE DINHEIRO? É muito simples fazer esta doação, basta acessar o site da Receita Federal e ao preencher o modelo ‘Deduções Legais’, o contribuinte deve acessar a aba ‘Fichas da Declaração’, selecionar a opção ‘Doações Diretamente na Declaração’ e escolher o fundo municipal – em seguida deve preencher o campo do valor até o limite disponível para doação. Os contribuintes precisam fazer a escolha dentro do prazo de entrega da declaração do imposto de renda e o modelo escolhido de ser o ‘Completo’. Mas quem não pagar o tributo tem a destinação cancelada. Se você tiver dúvidas de como fazer esta destinação procure a agência da Receita Federal ou um PAV – Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal da sua cidade.