loader
Tramandaí contra a dengue: Prefeitura usará drone para identificar focos do mosquito

Tramandaí contra a dengue: Prefeitura usará drone para identificar focos do mosquito

A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Vigilância em Saúde, está ampliando as ações de conscientização e combate ao mosquito da espécie Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Anualmente a Administração Municipal desenvolve programas especiais de combate a doença e em 2022, devido aos casos registrados na região, os trabalhos foram intensificados visando eliminar os focos do mosquito em Tramandaí.

Nesta semana, a Prefeitura usará um drone que vai sobrevoar os bairros da Capital das Praias buscando identificar possíveis focos de proliferação do mosquito causador da doença.

“É um trabalho que depende de cada um de nós. Vamos fazer essa varredura em Tramandaí com o drone, mas é fundamental que os moradores realizem a manutenção do seu pátio, verificando vasos com flores, calhas, piscinas e locais que acumulam água”, disse o Coordenador da Vigilância em Saúde Victor Ilha.

Palestras serão desenvolvidas em escolas do município, além da distribuição de material informativo explicando o que é a doença e as melhores formas de evitar o contágio.

“Nas últimas semanas estivemos nos bairros de Tramandaí, com equipes em terrenos baldios e residências com piscinas e demais pontos que possam gerar a larva do mosquito. Quero parabenizar os profissionais da Secretaria da Saúde pela dedicação e também aos moradores que estão juntos nessa luta contra o mosquito da dengue”, salientou o Prefeito em exercício Flavinho Corso.

A Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981.

A Dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos. Existem quatro vírus que podem ser causadores da infecção: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Em caso de sintomas, entre em contato com o WhatsApp da Vigilância em Saúde no número (51) 995 270 253 ou então procure uma Unidade de Saúde.