loader
Tramandaí contra a dengue: Saiba quais os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Tramandaí contra a dengue: Saiba quais os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Vigilância em Saúde, está ampliando as ações de conscientização e combate ao mosquito da espécie Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Anualmente a Administração Municipal desenvolve programas especiais de combate a doença e em 2022, devido aos casos registrados na região, os trabalhos foram intensificados visando eliminar os focos do mosquito em Tramandaí.

Diante disso, estamos trazendo importantes cuidados que devem ser tomados na hora da prevenção contra a proliferação do mosquito.

Portanto:

Mantenha a caixa d’água sempre fechada.

Guarde garrafas de cabeça para baixo.

Encha de areia as bordas dos pratinhos de vasos de plantas.

Não deixe acumular água em pneus, calhas e lajes.

A Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981.

A Dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos. Existem quatro vírus que podem ser causadores da infecção: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Em caso de sintomas, entre em contato com o WhatsApp da Vigilância em Saúde no número (51) 995 270 253 ou então procure uma Unidade de Saúde.