loader
TRE-RS cassa mandato de prefeito e vice de Cerro Grande; cidade terá nova eleição

TRE-RS cassa mandato de prefeito e vice de Cerro Grande; cidade terá nova eleição

Justiça entendeu que Vlamor José Capelett e Gláucia Regina Brocco, ambos do PP, coagiram eleitores para obter votos durante a eleição de 2020.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiu pela cassação do mandato de Vlamor José Capelett e Gláucia Regina Brocco, do PP, prefeito e vice-prefeita de Cerro Grande, na Região Norte do estado. A sessão ocorreu na terça-feira (26). A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O advogado de defesa dos políticos, Gustavo Paim, disse ao g1 que vai questionar alguns pontos da decisão.

"Hoje [sexta, 29], nós vamos opor os embargos de declaração questionando alguns pontos da decisão. E aí, a partir do julgamento desses embargos de declaração, abrir a via para o recurso especial pro TSE em Brasília".

A corte do Tribunal negou um recurso da defesa dos políticos contra a sentença que já havia julgado procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), mediante uso de meios coercitivos. A justiça entendeu que eles coagiram eleitores para obter votos durante a eleição de 2020.

A chapa havia sido cassada em setembro do ano passado pela 64ª Zona Eleitoral.

Além da cassação, cada um deles foi multado em R$ 53.205,00. Também foi determinado que uma nova eleição para os cargos deve ser feita, ainda sem data definida.